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Ouvidoria Geral do Estado do Piauí
16 de Março - Dia Nacional do Ouvidor
16/03/2017 - 17:46  
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Parabéns a todos os OUVIDORES do Piauí.

Hoje, 16 de março, comemora se em todo o Brasil o Dia do Ouvidor, a data comemorativa existe desde 2001, porém somente em 14 de maio de 2012 foi promulgada a  Lei 12.632  instituindo oficialmente o dia nacional do ouvidor e fortalecendo o papel desse profissional, cujo objetivo é dar voz, tanto interna quanto externamente, ao cidadão, contribuindo para o exercício da cidadania.

A data foi escolhida em referência ao aniversário da criação da Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman (ABO), em 1995.

O governo do Piauí, preocupado com a qualidade e o aperfeiçoamento do serviço público e, principalmente, com o cidadão, criou em 2003, o cargo de gerente de ouvidoria, vinculado a Controladoria Geral do Estado. Em 2007 como uma forma de qualificar o trabalho cria o cargo de Ouvidor Geral. Este cargo é vinculado ao chefe do Poder Executivo e foi instituído pela Lei Complementar Nº 83, de 12 de abril de 2007 e objetiva criar um canal de gestão participativa, de forma a possibilitar que o cidadão manifeste sua opinião, através de reclamações, solicitações, denúncias, críticas, sugestões, elogios sobre a prestação dos serviços e execução das políticas públicas.

Para comemorar essa data tão importante a Ouvidoria Geral do Estado, juntamente com as ouvidorias setoriais e a Rede de Ouvidorias do Estado, realizaram hoje (16), ações de atendimento à população na rua climatizada, no centro de Teresina.

Os ouvidores, ao mesmo tempo em que garantem o exercício da cidadania, tem o poder de transformar as manifestações recebidas em importante ferramenta de gestão em busca de excelência na sua prestação de serviço. Para a Ouvidora Geral do Estado, Soraya Castello Branco, o ouvidor tem um papel fundamental para que o Estado ofereça cada vez melhores serviços. “O ouvidor é quem representa o cidadão, na comunicação direta com o governo, e temos por obrigação disponibilizar canais de comunicação eficientes promovendo a participação popular e o controle social”, conclui Soraya.

 Hoje a Ouvidoria Geral conta várias ferramentas de comunicação para o cidadão. Além do atendimento presencial, na sede localizada na Praça Marechal Deodoro, 790 Centro, disponibiliza ainda um novo canal o tri dígito 162. Site: www.ouvidoriageral.pi.gov.br  E-mail: atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br

Telefone: (86) 3216 – 4473 e além disso ainda oferece atendimentos nas ações itinerantes na capital e no interior do Estado.

Ouvidoria Geral do Estado                                                                  

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