INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Ouvidoria Geral do Estado do Piauí
Saúde: Febre Amarela
26/01/2017 - 08:45  
Compartilhe  
Facebook
Twitter
Google+
Whatsapp
Imprimir
Ouvidoria Geral do Estado 162

Os casos de febre amarela em Minas Gerais despertaram na população uma série de dúvidas sobre a doença. A Ouvidoria Geral do Estado esclarece que  o Sistema Único de Saúde oferta uma vacina contra a Febre Amarela altamente segura e eficaz e é essa a melhor forma de prevenção.

 A vacina contra febre amarela é altamente eficaz e segura para o uso, mas é importante verificar a necessidade de tomar a vacina. Lembramos que a vacina está disponível no SUS durante todo o ano, em todo o país. Em 2016, o Ministério da Saúde enviou aos estados mais de 16 milhões de doses.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. O Ministério da Saúde recomenda às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, a vacinação contra a doença. Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil.

Atualmente, no Brasil só há casos de febre amarela silvestre. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus.

O trabalho da OGE também é levar informação para o cidadão de nosso Estado. Ligue sempre 162

 

Ouvidoria Geral do Estado do Piauí
Praça Marechal Deodoro, 790 Centro - Teresina - PI
Tel. 162 - © 2016. Todos os direitos reservados.